O
termo 'Dificuldade de Aprendizagem' começou a ser usado na
década de 60
e
até hoje muitas vezes é confundido por pais, escolas e professores
como
uma
simples desatenção em sala de aula.
A
dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode ser
gerado
por uma série de problemas cognitivos ou emocionais e pode
afetar
qualquer área do desempenho escolar e na maioria dos casos é o
professor
o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade,
mas
os pais e demais membros da família devem ficar atentos também.
A
dificuldade mais conhecida e que vem tendo grandes repercussões na
atualidade
é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros
sérios
problemas como a disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e
o
TDAH
(Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Segundo
especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem
apresentar
desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos
movimentos
do que o considerado 'normal'.
com
a dificuldade de aprender. Toda a criança tem um processo, um
ritmo
diferente de desenvolvimento. Umas aprendem a andar mais cedo,
outras
falam mais tarde e isso é absolutamente normal, não existe um 'padrão'
de
desenvolvimento.
Crianças
com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam
desmotivação
e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento
de
incapacidade, que leva à frustração.
Mostre
para a criança o quanto ela e boa em tarefas na qual ela tem
habilidade
e incentive-a a desenvolver outras tarefas nas quais ela não é tão
boa, procure
manter a calma, não rotule , ao contrário, elogie, isso
irá
fortalecer
sua auto-estima.
Lembre-se,
ninguém é bom em tudo!
Se você
observou alguma dificuldade no seu filho, que lhe chamou atenção,
ou
a escola lhe chamou para conversar, é importante que o
acompanhamento
seja feito por uma equipe multidisciplinar que deverão esta
r
envolvidos com um único objetivo: ajudar a criança!
Por
isso é imprescindível que os pais conheçam seus filhos, conversem
freqüentemente
com eles e participem do seu dia a dia para que possam
detectar
quando algo não vai bem.
Outra
coisa, as dificuldades de aprendizagem devem ser analisadas e
compreendidas
não somente como uma falha individual da criança que
resiste
em adequar-se ao "pré-estabelecido", mas como uma confluência
de
fatores que incluem a escola, a família, os professores e o sistema
de
relações sociais envolvidos. O impacto positivo do ambiente familiar
sobre
o desempenho da criança na escola depende de dois fatores:
experiências
ativas de aprendizagem que promovem competência cognitiva e
um
contexto social que oferece autoconfiança e interesse ativo
em aprender.
Crianças
que apresentam algum tipo de dificuldade escolar recebem menos
atenção
de seus pais, uma vez que as próprias dificuldades ocasionam certo
desgaste
na relação afetiva.Embora as dificuldades de aprendizagem
estejam
ligadas a múltiplos fatores, elas são sobremaneira sustentadas pelo
meio
familiar, escolar e social, e a forma como estes sistemas, em especial
a
família, definem essa dificuldade, terá um papel decisivo na evolução e
resolução
do problema, pois as dificuldades de aprendizagem expressam
uma
personificação dos conflitos familiares e emocionais que não foram
manifestos
explicitamente permanecendo muitas vezes no inconsciente
da
criança, de forma velada.
Como
Psicopedagoga sempre me chamou atenção a angústia e a tensão
com
que as famílias encaravam as dificuldades educacionais de seus
pequenos,
principalmente na época da alfabetização formal.
A
família se preocupa e se desgasta em acompanhar o filho e esquece que
alfabetização
vem muito antes da entrada da criança na escola. O que eu
quero
dizer com isso? É que muitos pais culpam a escola antes de se
responsabilizarem
pela educação de seus filhos.
Não
é uma questão de se encontrar culpados, mas sim de encontrar soluções.
Muitas
vezes a criança apresenta dificuldades numa determinada escola,
simplesmente
porque não gostou do ambiente, do espaço, da forma como
ela
foi tratada, como é sua relação com a professora com os amigos, ou a
metodologia
não foi adequada às suas necessidades, e por aí vai.
Muitas
vezes basta mudar de escola que cessam todos os sintomas descritos
acima.
Por quê? Porque a metodologia é diferente, as relações que se
estabelecem
são diferentes, a organização, o espaço e o tempo de atividades
são
diferentes, enfim, são múltiplos fatores.
Ballone
(2004) afirma que as dificuldades de aprendizagem não devem ser
tratadas
como se fossem problemas insolúveis, mas como desafios que
fazem
parte do próprio processo da aprendizagem. Também considera
necessário
identificar e preveni-las mais precocemente, de preferência ainda
na
pré-escola.
Porém,
não é simples afirmar que uma determinada condição psicossocial
age
como causa ou consequência na vida de uma criança.
Uma
criança que apresenta dificuldade de aprendizagem, provavelmente,
já
passou por diversas cadeias de circunstâncias desfavoráveis para o seu
desenvolvimento
e essa dificuldade, se persistir, também acarretará novos
prejuízos
psicossociais, que, por sua vez, também contribuirão para a
manutenção
ou intensificação das dificuldades de aprendizagem.
Como
vocês podem ver, não é uma questão simples de se resolver,
requer
avaliação e acompanhamento multidisciplinar, e cada caso requer
um
encaminhamento diferente.
Espero
que tenham gostado.
Até
breve!
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