23/04/2011

MODELOS DE PROVA - Língua Portuguesa

ESCOLA ___________________________________ DATA _____/_____/______
ALUNO(A) __________________________________________ SÉRIE 5º ANO

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - I UNIDADE
O PRIMEIRO DIA DO BRASIL

Tão logo o sol iluminou a primeira manhã do Brasil , a frota de Cabral pôs-se em marcha. O capitão-mor enviou um escaler para reconhecer a nova terra. Nele seguiu Nicolau Coelho, veterano da primeira viagem à Índia . Ele notou que os homens que estavam na praia mão eram negros nem “índios”. Embora não tenha entendido o que os nativos falavam, Coelho pediu que baixassem os arcos e flechas. Eles o atenderam. A seguir, o capitão deu-lhes um gorro vermelho, uma touca de linh e um chapéu preto. Em troca, recebeu um cocar de plumas e um colar de contas. Assim foi o primeiro encontro.Já os nativos ficaram tão espantados com os recém-chegados que os chamaram de “caraíbas”, cujo significado é “seres sobrenaturais”.
BUENO, Eduardo- Brasil:Terra a vista! – L&PM Edições- p 72,73



QUESTÕES de 1 a 10
Instruções:
Leia com atenção cada questão antes de marcar.
Só marque uma alternativa em cada questão.
Não rasure o gabarito, use lápis se precisar, e depois cubra de caneta quando for entregar a professora.

1-O assunto tratado no texto é:
A( )O tratado de Tordesilhas
B( )O Descobrimento do Brasil
C( )O dia do índio

2-De acordo com o texto, podemos concluir que o encontro entre portugueses e índios foi:
a( )tumultuado
b( )amigável
c( )violento

3-Faça a correspondência:
A-Escaler ( ) Autoridade militar que comandava a milícia
B-Capitão-mor ( )Que já tem experiência, Experimentado, prático.
C-Gorro ( ) Pequena embarcação para serviço de navio ou repartição marítima.
D-Sobrenaturais ( ) Chapéu, redondo e sem aba.
E-Veterano ( ) Fora das leis naturais; extraordinário
A seqüencia que você usou foi:
a( ) B – E – A – C – D
b( ) D – A – C – B – E
c( ) B – D – E – A – C

4-Marque a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:
a( )África – farmacia - Bélgica – Pará – Índio – indio
b( ) África – Bélgica – Pará – Índio – Caraíbas
c( )África – América – Índios – cenário – canário

5-Justifique o acento das palavras: café – chulé – sofá – jiló
a( )são paroxítonas terminada em e/es – a/as – o/os
b( )são dissílabas
c( )são oxítonas terminadas em e/es – a/as – o/os

6-Circule a sílaba tônica de cada palavra:
Máscara - árvore – África – mármore
a( )Todas são paxítonas
b( )Todas são proparoxítonas
c( )Todas são paroxítonas

7-Marque a seqüência certa para completar as lacunas adequadamente:
a( ) recrear – recriar - peão – pião - cela – sela - cegar – segar
b( ) cela – sela - cegar – segar - recrear – recriar - peão – pião
c( )sela – cela – recriar – recrear – segar – cegar – pião – peão

1) O assaltante foi colocado na ____________
2) O cavalo sentia o espinho embaixo da ______________
1) O colégio pretendia _____________ a tragédia de Shakespeare.
2) A peça pretendia ______________ os alunos.
1) Devemos ________________ o cereal antes da chuva.
2) Quis _______________ animal durante a luta.
1) Deram um _____________ de presente ao menino.
2) O pagamento do ____________ deixou-o alegre.

8-Assinale a alternativa em que a vírgula está usada corretamente:
a( ) Mamãe foi à feira e comprou: tomate, cebola, maçã, melancia e banana.
b( )Quero comer carne, com, batata frita.
c( )Moro na Rua das laranjeiras nº45 Marechal Rondon, Salvador BA.

9-Marque a frase que mostra a função das reticências (...)
a( ) Para indicar, nos diálogos, a fala de personagem
b( ) marcam uma interrupção da frase e, conseqüentemente, a suspensão da sua melodia.
c( ) marca uma pausa de pequena duração.

10-Escreva uma carta para alguém que você não vê a muito tempo, contando as novidades. (10 linhas) .Não esqueça os elementos fundamentais: 1-Local e data(à esquerda) 2-Saudação ao destinatário 3- Assunto/ desenvolvimento 4-Despedida 5- assinatura.
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
_________________________________________________________________
__________________________________________________________________
_________________________________________________________________
________________________________________________________________
_________________________________________________________________
________________________________________________________________
__________________________________________________________________
____________________________________________________________________
___________________________________________________________________
____________________
Que tipo de carta você escreveu?
a( )Comercial
b( )Pessoal
c( )Formal

9 comentários:

  1. acho que os alunos meresem provas mais legais tipo 5 ano

    nome:
    serie: bloco: data: / /
    ass:
    professor:


    Avalição de português

    Texto:Aprendendo com Zuni e Juliana.

    Em um campo muito florido morra Zuni e sua familia.
    Certo dia Zuni estava a brincar em um terreno baldio com seu cão bug ,logo a desconfiar Zuni achou seus cão muito triste!e perguntou
    -Bug porque vc está tão triste meu bebe??
    Bug responde:
    -auauauaua
    Zuni responde:
    -haa é vc é um cão os cães não falam!!
    No caminho para casa Zuni conheçe Juliana.
    Juliana começou a contar que tem uma erva que fazia cães falarem, Zuni pergunta:
    -Juliana qual o nome dessa erva??
    juliana responde:
    -erva do nepau!
    Zuni fica supreendida e pede um favor para Juliana
    Zuni pergunta a juliana:
    -onde posso encontar essa erva??
    Juliana responde:
    depende, não sei é somente uma lenda desculpa Zuni so queria fazer uma amizade.
    Zuni responde:
    -estou muito triste com vc Juliana!!
    Desculpa Zuni so queria ser sua amiga!
    Zuni responde:
    -só estava a brincar com vc Juliana te adoro demais amiga.

    NUNCA DEVE DEICHA SEU AMIGO(A) NA MÃO, ATÉ MESMO , SEU CACHORRO,GATO,PAPAGAIO ELES SÃO MUITO INPORTANTES PRA SUA VIDA E TER AMIZADES É MUITO INPORTANTE.

    Responda
    1-qual o titulo do texto?
    r-





    2-quais os nomes dos personagens do texto??
    r-



    3-onde morra Zuni e sua Familia??
    r-


    4-oque Zuni perguntou ao seu cão?
    r-




    5-qual o nome do cão de Zuni?
    r-






    6-oque o cão respondeu??
    r-




    7-no caminho para casa Zuni conheçe??
    r-

    8-qual o nome da erva?
    r-



    9-OQUE VC ACHA QUE FEZ COM QUE AS DUAS SE BRIGASEM PORCAUSA DE UMA MENTIRA??


    Agora é com vc perguntas e respostas pessoais


    10-Qual o nome da sua(e) melhor amiga(e)?
    r-





    11-invente uma frase com simbolos ou numeros

    a( )i( )r( )
    b( )j( )s( )
    c( )k( )t( )
    d( )l( )u( )
    e( )m( )v( )
    f( )n( )x( )
    g( )o( )w( )
    h( )p( )y( )

    coloque sua frase de acordo com os numeros ou simbolos que vc inventou.
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






    12-sublinhe os adjetivos.

    Ana Caroline está na sombra da sua casa.


    Pedro adora cantar.


    Fernanda está brincado.



    13-sublinhe os pronomes.

    Eu danço
    Tu danças
    Eles dançam


    14-escreva uma frase com um pronome.






    15-fassa uma carta para um amigo mostre ao seu prosfessor e depois destaque e de pra ele.



















    Boa sorte!!

    ASS:_______________________________

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito legal o seu modelo de avaliação,só achei que está faltado trabalhar mais os gêneros textuais,com isso,quero dizer mais textos. Essa história de fazer questionários com respostas óbvias, já está ultrapassada apesar de ser ainda muito utilizado pois é rápida, simples e tradicional, como é o exemplo acima, que foi colocado, não tem nenhuma novidade nisso. Achei a sua avaliação muito mais interessante e critativa.

      Abraços!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ola sou professora também e gostei muito do seu blog, tem me ajudado bastante, dando -me ideias ótimas para aperfeiçoar as aulas.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal as atividades usei o texto para prova de História. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. precisava do gabarito da questão
    Marque a seqüência certa para completar as lacunas adequadamente:
    a( ) recrear – recriar - peão – pião - cela – sela - cegar – segar
    b( ) cela – sela - cegar – segar - recrear – recriar - peão – pião
    c( )sela – cela – recriar – recrear – segar – cegar – pião – peão

    1) O assaltante foi colocado na ____________
    2) O cavalo sentia o espinho embaixo da ______________
    1) O colégio pretendia _____________ a tragédia de Shakespeare.
    2) A peça pretendia ______________ os alunos.
    1) Devemos ________________ o cereal antes da chuva.
    2) Quis _______________ animal durante a luta.
    1) Deram um _____________ de presente ao menino.
    2) O pagamento do ____________ deixou-o alegre.

    ResponderExcluir
  6. PENSEI QUE TIVESSE GABARITO. PODE COLOCAR???

    ResponderExcluir