OBJETIVOS
·
Desenvolver competências sociais em crianças de quatro a seis anos
·
Mostrar como serem amigas
·
Exercitar a identificação, sensibilidade e fala pública sobre diferentes
sentimentos
·
Destacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e
ira
·
Ajudar a expressarem sentimentos que lhes desagradam
PÚBLICO-ALVO
·
15 a 20 crianças de quatro a seis anos
RECURSOS
MATERIAIS E HUMANOS
·
Recursos materiais: cartolinas, canetas hidro-cor, revistas velhas
·
Outros recursos materiais, caso se faça opção por um treinamento e expressão
das múltiplas inteligências (Ver fonte de referência 5º)
·
Recursos Humanos: um a dois Mediadores previamente treinados
QUESTÕES
RELEVANTES
·
O que é a amizade?
·
Amizade é o mesmo que amor?
·
O que é um amigo de verdade?
·
Qual a importância de um amigo?
·
O que é o medo?
·
Que coisas nos fazem felizes?
·
Por quê ficamos tristes?
·
O que nos deixa com raiva?
·
Como não falar a um amigo?
·
Como falar a um amigo?
E
inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças
COMPETÊNCIAS
DESENVOLVIDAS
·
Afetividade
·
Auto-estima
·
Otimismo
·
Controle dos impulsos
·
Empatia – Compreensão do outro
·
Prestatividade e solidariedade
·
Sinceridade
·
Empatia no ouvir
·
Comunicação Interpessoal
·
Pensamento dirigido
·
Autoconhecimento
·
Administração das Emoções
AVALIAÇÃO
A
forma de avaliação será desenvolvida através da comparação de relatórios
organizados por todos os elementos da equipe docente avaliando as atitudes dos
alunos em sala de aula e no pátio da escola, antes e depois da realização de
cada encenação, enfatizando a eventual permanência, após seis meses ou mais, de
valores eventualmente assumidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário