Adiantar um aluno porque é precoce em algumas áreas, pode ser
motivo de orgulho para os pais, e até mesmo para a escola, porém nem sempre é
bom para a criança, em alguns casos, podem até causar traumas irreparáveis, que
vão prejudicá-la pelo resto da vida.Quando se trata de aprender, adiantar
nem sempre é lucro. Pelo contrário. Muitas crianças e adolescentes, mesmo sendo
inteligentes e capazes, apresentam problemas no desempenho acadêmico devido a
estarem cronologicamente adiantados. A impressão que passam é que estão no
lugar errado, enfrentando exigências pedagógicas que vão além de sua
maturidade.
Eles ficam bastante angustiados com isso, o que é estimulado pelas
escolas – de que se deve aprender as coisas cada vez mais cedo. Diminui-se o
tempo de ser criança, pois elas estão aprendendo tudo mais cedo, inclusive
erotizando-se precocemente. Como se isso representasse alguma vantagem lá na
frente, quando estivessem competindo no mercado de trabalho. O que também é
associado a ilusão de que o filho é especial por saber determinadas coisas tão
novinho.
O desenvolvimento infantil acontece de modo uniforme nas
diferentes esferas (emocional, social, intelectual) e mostrar precocidade em
uma área não significa que a criança pode adaptar-se também nas demais.
QUANDO É RECOMENDÁVEL QUE A CRIANÇA SEJA ADIANTADA
Alguns critérios são apresentados Na maioria dos casos
avalia-se a aceleração como recomendável quando o aluno é muito inteligente,
emocionalmente estável, está adiantado nos conteúdos e deseja ser promovido. Os
adultos – pais e professores – devem também estar de acordo.Freeman (1998,
op.cit.)
Benito (1999) afirma, ainda a importância da aceleração em caráter
habitual, Aponta como critérios uma inteligência superior, habilidades sociais
e maturidade emocional adequadas, além de aptidões escolares compatíveis com a
série para a qual o aluno deve ser encaminhado. A autora chama a atenção para o
fato de
que, na maior parte das vezes, a mera aceleração não é suficiente,
porque a situação
de desajuste tende a repetir-se nos anos subseqüentes, sugerindo a
"compactação
prévia do currículo, para evitar as lacunas de conhecimento".
Fontes:
http://ombudsmae.blogspot.com.br/2009/05/criancas-adiantadas-na-escola.html
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