Análise Evolutiva do desenvolvimento da
Aprendizagem
LEITURA E ESCRITA
LINGUAGEM MATEMÁTICA
ATIVIDADES
- Leitura e Interpretação de Texto
- Produção Textual
- Conhecimento Linguístico
- noções de quantidade;
- sistema de numeração decimal;
- operações fundamentais.
AVALIAÇÃO
Leitura Oral
Interpretação de Texto
Produção Textual (2)
Criação de uma situação problema de
forma
coletiva e permitir que o aluno
faça uso
de diferentes sistemas de
notação de
acordo com seu estágio de
aprendizagem.
Como
avaliar?
1. ESCRITA
PRODUÇÃO
TEXTUAL (2 tipos diferentes de textos)
a) Uma
produção textual de estrutura narrativa (o aluno poderá contar histórias
fictícias ou não).
O tema
poderá ser de qualquer assunto abordado ao longo do período letivo, para que o
aluno tenha propriedade do que vai escrever. Sendo necessário ler, ouvir,
debater, pesquisar o assunto que o aluno poderá escrever. Os temas poderão ser
diferentes podendo ser de acordo com a identificação de cada um;
b) Uma
Produção Textual de outra estrutura narrativa (bilhete, lista, carta, etc).
A
estrutura narrativa poderá ser diferente para cada aluno vai depender do nível
em que cada um se encontra.
Intervenção
do Professor:
Conclua a
atividade com uma reescrita coletiva de um dos textos produzidos por um dos
alunos (escolha com o grupo). Esta reescrita não fará parte do portfólio.
Sugere-se
que o professor não corrija a escrita original do aluno, pois o mesmo
fará parte do portfólio, servindo assim para uma análise evolutiva, mas deverá
fazer a reescrita coletiva do texto (escolher com o grupo qual/quais) fazendo
todas as intervenções necessárias.
O que
avaliar na produção textual?
Diretrizes
para encaminhamento da atividade avaliativa
Ter o que dizer
Ter para quem dizer
Ter motivo para dizer
Ter como dizer
O conhecimento linguístico (gramática) será
avaliado dentro da produção textual.
2. LEITURA
Leitura
oral – (primeiro deixar o sujeito ler do jeito que ele quiser depois o
professor realiza a intervenção)
Acrescentar
uma tabela de avaliação da leitura (a escolher)
O que
avaliar na leitura?
Estratégias Cognitivas de Leitura: Interferência e
Seleção
Como é a dinâmica de leitura do aluno
Fluência
Ritmo
Entonação
Nível de compreensão
Interferência: deduzir o que vem depois/antecipar
Fazer dedução (fazer perguntas ao aluno, você acha
que isso vem depois?). Você acha que esse texto passa onde? Entre outras
Interpretação de Texto (o mesmo texto proposto para
a leitura oral)
Registro
do aluno
- Antecipa o assunto, fatos ou detalhes?
(Estratégia cognitiva leitura: inferência)
-Seleciona aspectos solicitados pelo professor?
(Estratégia cognitiva leitura: seleção)
PARA
COMPOR O PORTFÓLIO
1) Língua
Portuguesa:
a.
Texto
narrativo do aluno (escrita livre)
b.
Texto de
qualquer estrutura narrativa (escrita livre)
c.
Leitura
Oral- copia do texto (o mesmo texto que o aluno realizara a
interpretação)
d.
Interpretação
de Texto
2)
Matemática:
a. Situação
problema
b. Operações
fundamentais
3) Registros
a.
Relatório
Descritivo - Fazer a analise de estudo desse trabalho apresentando a evolução
do aluno ao longo do período que esteve no projeto, como o aluno chegou e como
ele está.
b.
Análise
evolutiva do desenvolvimento do aluno (pode ser através de fichas, tabelas ou gráficos).
Composição
do Portfólio do PROFESSOR
Apresentação do Projeto desenvolvido (Introdução)
Texto sobre a organização do Portfolio
Ficha de Avaliação Diagnóstica em Leitura e Escrita
(quadro demonstrativo – há diversos modelos a serem utilizados, com ou sem
gráficos)
Relatório geral da turma
Frequência (controle de frequência mensal e dias
letivos)
Quadro de Avaliação da Leitura (modelo a escolher)
Planilha com os conceitos (evolução do desempenho
dos alunos)
Avaliação Diagnostica e Final (modelos a escolher)
Gráfico: Diagnostico da escrita
Gráfico: Objetivos em Língua Portuguesa
Relatório Final
Composição
do Portfólio do ALUNO
Identificação do Aluno;
Relato avaliação Diagnostica e Relato Avaliação
Final
Avaliação Diagnostica: Produção do aluno
Produções mensais
Ficha de Habilidades em Língua Portuguesa (a
escolher)
Ficha de Habilidade em Matemática (a escolher)
Avaliação Final
Uma produção de texto narrativo e uma produção de
qualquer outra estrutura textual
Textos para leitura (níveis de acordo com as
possibilidades de leitura de cada aluno)
Interpretação correspondente ao texto lido
Atividades de Matemática
LEITURA E ESCRITA
|
LINGUAGEM MATEMÁTICA
|
|
ATIVIDADES
|
- Leitura e Interpretação de Texto
- Produção Textual
- Conhecimento Linguístico
|
- noções de quantidade;
- sistema de numeração decimal;
- operações fundamentais.
|
AVALIAÇÃO
|
Leitura Oral
Interpretação de Texto
Produção Textual (2)
|
Criação de uma situação problema de
forma
coletiva e permitir que o aluno
faça uso
de diferentes sistemas de
notação de
acordo com seu estágio de
aprendizagem.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário